A greve dos caminhoneiros em todo o território nacional atingiu o abastecimento de gasolina e diesel nos postos de combustíveis. Aos poucos, outros serviços básicos também foram comprometidos em todo o Brasil, o que trouxe novamente átona a discussão em torno da mobilidade sustentável.

Veículos de transporte movidos a base de energia elétricas são opções sustentáveis e tecnológicas para melhorar a condição de vida nas cidades e reduzir o caos no trânsito. Isso porque esses equipamentos alternativos são capazes de substituir a combustão.

De acordo com informações do Portal Engeplus, a eletricidade tem uma base muito maior e consolidada de abastecimento, uma vez que a produção é realizada internamente e não depende de valores importantes.

Há um projeto de lei em discussão no Congresso Nacional para iniciar a substituição dos veículos de combustão por elétricos na próxima década. A ideia é eliminar totalmente a frota que emite gases poluentes até 2060.

Economia e preservação ambiental através da mobilidade sustentável

Tratando-se de números reais, um veículo elétrico, como os monociclos e diciclos vendidos pela Nineway Mobilidade Inteligente, pode resultar em uma economia muito maior do que os atuais automóveis movidos com combustíveis tradicionais.

A título de comparação, alguns veículos elétricos já conseguem rodar mais de 100 quilômetros com menos de R$ 4, abaixo da média de preços praticada por um litro de gasolina nos postos de combustíveis do país.

Além disso, a conservação ambiental e a diminuição dos gases poluentes, como o CO², são os principais benefícios gerados ao trocar um carro tradicional por um veículo elétrico. As emissões de um automóvel à combustão são muito superiores e prejudiciais, especialmente, nos principais centros urbanos.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME), André Abelardo Tavares, em entrevista ao Portal Engeplus, se toda a frota nacional fosse trocada por veículos elétricos – como sugere a proposta em discussão em Brasília, a qualidade do ar e de vida nas maiores cidades do Brasil seria muito melhor.