Você sabia que o Brasil conta com o maior corredor para veículos elétricos no continente? A cidade de Queluz, com cerca de 11 mil moradores, fica na divisa entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Situada no meio da rodovia Presidente Dutra, esse trecho da BR-116 liga as duas maiores cidades do Brasil e o corredor para veículos elétricos.

Ao todo, são seis postos de atendimentos somente para veículos elétricos ou híbridos. Aqui inicia a estrutura para esse tipo de frota no território nacional. Cada posto fica separado por até 122 quilômetros e essa proximidade nem é a melhor parte.

Maior corredor para veículos elétricos tem reabastecimento gratuito até 2019

Até 2019, o abastecimento no maior corredor para veículos elétricos será totalmente gratuito. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovou recentemente uma regulação específica para o setor de mobilidade elétrica.

Essa determinação oportuniza a livre negociação de valores de recarga entre as empresas. Como é algo muito recente, um grupo de empresas responsável pela região optou por não cobrar nada por até para estimular a utilização dos postos.

O mercado-alvo ainda é limitado. De acordo com o Denatran, há somente sete mil carros e/ou veículos elétricos em circulação no Brasil. Só que esse segmento está em ascensão e apenas no primeiro trimestre de 2018, as vendas aumentaram 60% no país. E é importante salientar que a paralisação dos caminhoneiros e motoristas acabou por colocar o setor novamente em destaque na grande mídia.

Agora, o objetivo é fazer o setor de carros elétricos decolar no Brasil como está decolando no resto do mundo. Pensando nisso, novos investimentos devem ser feitos para ampliar o maior corredor para veículos elétricos. Além disso, novas estações devem ser abertas em outros estados nos próximos meses.