O segmento de veículos elétricos obteve um aumento significativo no decorrer do último ano, quando o emplacamento destes carros triplicou em comparação com o ano anterior, pulando de 1.091 para 3.296, segundo dados da Anfavea. Além da economia, os motores elétricos oportunizam uma redução drástica de gases poluentes na atmosfera.

Com o objetivo de espalhar o conceito de mobilidade elétrica e mostrar os benefícios naturais, São Paulo recebeu nos dias 17, 18 e 19, a exposição Veículo Elétrico Latino-Americano, que também conta com uma programação educativa e repleta de experiências dedicada ao público em geral.

Ocorreu testes drives com modelos de grandes marcas. Já aqueles que não contam com carteira de habilitação, existem outras alternativas interessantes, como andar em bicicletas elétricas, diciclos e patinetes. Aos amantes da velocidade, uma pista de kart elétrico teve ainda uma pista montada para quem gosta de acelerar.

Vale salientar que para estimular a mobilidade elétrica em São Paulo, o evento registrou ainda com um test-flight com quatro modelos de drones. A atração foi comandada pela Associação Brasileira de Multirotores (ABM). Também foi possível fazer a homologação do próprio drone do visitante que quiser pilotar no local.

Seminário de mobilidade elétrica

Simultaneamente a feira, houve ainda o acontece o Congresso de Mobilidade (C-MOVE), nos dias 17 e 18 de setembro. Esse evento voltado a mobilidade elétrica teve uma programação recheada de conteúdos e palestradas direcionadas ao debates da transformação da mobilidade e a importância do veículo elétrica nesta modificação social.

É importante destacar que entre os convidados, a consultoria de tendências McKinsey realizou uma apresentação de um estudo inédito do mercado brasileiro. Além disso, a entrada na Feira Veículo Elétrico Latino-Americano foi totalmente gratuita, a partir de um credenciamento prévio no site oficial para permitir a entrada do público.