A frota mundial de veículos elétricos alcançou a marca de 3,2 milhões de unidades no começo deste ano, um crescimento de 55% em comparação ao mesmo período de 2017. Embora ainda exista uma insuficiente de pontos de recarga, o mercado foi impulsionado pela grande demanda na China. Conforme um estudo, a China já possui uma frota de 1,2 milhão de veículos pelas suas ruas.

Mesmo que ainda corresponda a somente 2% dos veículos em circulação, o crescimento desta frota eletrificada nos quatro países que fazem parte doEFTA (European Free Trade Association), a Associação Europeia de Livre Comércio, elevou para 1 milhão o número de elétricos na Europa.

Vale lembrar que essa estatística engloba vários tipos de veículos, carros, vans e outros que podem circular por trechos curtos movidos unicamente pela eletricidade. Uma frota de um milhão de veículos elétricos é algo relevante rumo a eletrificação, além de estar diante com as metas de emissão. No entanto, os especialistas de mercado ainda acreditam que esse movimento não é o bastante.

Cenário no Brasil

Segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a comercialização de carros e veículos elétricos no território nacional equivale somente a 0,05% da frota total. A expectativa é que pule para 0,4 em 2020 e atinja 2,5% em 2026, quando o objetivo é contar com uma frota de cem mil elétricos nas ruas.

Até o momento, a Noruega está a frente em escala mundial com 23% da frota eletrificada. Em segunda posição aparece a Holanda com 10% e fechando o Top 3 está a Suécia com somente 2%. Os dados são da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

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