Em um período de mudança tecnológica com relação aos veículos híbridos e elétricos, o país necessita estabelecer qual será a sua posição a fim de assegurar uma atuação estratégica e de destaque no segmento internacional da mobilidade elétrica.
Por causa disto, 7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de novembro pode ter uma grande relevância a curto, médio e longo. O encontro será realizado em auditório localizado no mezanino do 30º Salão Internacional do Automóvel.
“Nós iremos gerar inovações que possam ser adotadas em outros continentes ou seremos o mercado consumidor de tecnologias em fase de extinção? Precisamos nos posicionar frente ao novo contexto global, uma vez que montadoras e sistemistas em todo o mundo já definiram as suas estratégias para a mobilidade elétrica”, afirmou Ricardo Takahira, chairperson do simpósio.
Programação do simpósio sobre a mobilidade elétrica
Com o tema “Mobilidade Elétrica: a Nova Realidade Global”, o evento contará com a presença de montadoras, sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, universidades e órgãos do poder público em quatro painéis formados de palestras e debates.
Vale salientar que o painel inicial trata de “Desafios para Implementação e Expansão”, visando mostrar iniciativas para a criação de infraestrutura e aumento de frotas no Brasil. O tema “Políticas da Mobilidade Elétrica no País” ditará os rumos do painel seguinte, que abordará iniciativas focadas em estabelecer bases para elevados investimentos industriais e educacionais, necessários para o desenvolvimento local da mobilidade elétrica.
No dia seguinte, o simpósio sobre mobilidade elétrica contará com o painel “Tendências Tecnológicas dos Veículos Elétricos e Híbridos” irá apresentar os mais recentes desenvolvimentos que tornam os veículos elétricos cada vez mais atrativos nos mercados mundiais. O encerramento ocorrerá com o painel “Motorsport”.
“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, concluiu o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
Devido a algumas resoluções internacionais para a redução da comercialização de veículos diesel, com repercussões na elevação das vendas tanto de carros híbridos quanto de carros elétricos em todo o planeta, o Brasil necessita começar a avaliar termos para incentivar a mobilidade elétrica.
Isso porque há uma onda em todo o planeta e essa mudança de postura nacional é indispensável para se posicionar em um novo cenário, especialmente, meses depois da publicação do programa Rota 2030 (MP843).
Ao que tudo indica, o Brasil parece que está despertando para todos os movimentos que estão sendo tomados ao redor do globo. Mesmo que esse segmento não esteja avançando na velocidade que se esperava, a mobilidade elétrica está em franca ascensão.
Por isso, os brasileiros já avistaram o crescimento da oferta e da utilização de ônibus e caminhões elétricos, algo que já indica por onde pode ocorrer essa entrada visando favorecer a população.
Desafios da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo
Os desafios da mobilidade elétrica em toda a parte são grandes, especialmente, ao se tratar de uma frota inteiramente renovável. Isso acontece porque as máquinas necessitam ter uma estrutura de recarga suficiente.
Com auxílio em diversos países, os veículos leves se multiplicam também a medida que a situação é desenvolvida para modelos de negócios de utilização compartilhada. De modo geral, esses veículos podem ter valor de aquisição mais elevado. Em contrapartida, são máquinas que não emitem gases poluentes e possuem um custo menor por quilometro.
A vantagem para a mobilidade elétrica é que esses modelos do exterior não tardam muito em chegar ao território nacional. Resta apenas descobrir quanto o sistema será verticalizado com volumes maiores e como será feito para oportunizar os investimentos em pontos estratégicos.
Ficou interessado em aderir a mobilidade elétrico e não quer esperar a chegada de outros veículos ao país? Você pode encontrar diciclos e monociclos variados na Nineway Mobilidade Inteligente que atendem tanto a sua necessidade individual quanto otimizam o dia a dia de sua empresa.
O segmento de veículos elétricos obteve um aumento significativo no decorrer do último ano, quando o emplacamento destes carros triplicou em comparação com o ano anterior, pulando de 1.091 para 3.296, segundo dados da Anfavea. Além da economia, os motores elétricos oportunizam uma redução drástica de gases poluentes na atmosfera.
Com o objetivo de espalhar o conceito de mobilidade elétrica e mostrar os benefícios naturais, São Paulo recebeu nos dias 17, 18 e 19, a exposição Veículo Elétrico Latino-Americano, que também conta com uma programação educativa e repleta de experiências dedicada ao público em geral.
Ocorreu testes drives com modelos de grandes marcas. Já aqueles que não contam com carteira de habilitação, existem outras alternativas interessantes, como andar em bicicletas elétricas, diciclos e patinetes. Aos amantes da velocidade, uma pista de kart elétrico teve ainda uma pista montada para quem gosta de acelerar.
Vale salientar que para estimular a mobilidade elétrica em São Paulo, o evento registrou ainda com um test-flight com quatro modelos de drones. A atração foi comandada pela Associação Brasileira de Multirotores (ABM). Também foi possível fazer a homologação do próprio drone do visitante que quiser pilotar no local.
Seminário de mobilidade elétrica
Simultaneamente a feira, houve ainda o acontece o Congresso de Mobilidade (C-MOVE), nos dias 17 e 18 de setembro. Esse evento voltado a mobilidade elétrica teve uma programação recheada de conteúdos e palestradas direcionadas ao debates da transformação da mobilidade e a importância do veículo elétrica nesta modificação social.
É importante destacar que entre os convidados, a consultoria de tendências McKinsey realizou uma apresentação de um estudo inédito do mercado brasileiro. Além disso, a entrada na Feira Veículo Elétrico Latino-Americano foi totalmente gratuita, a partir de um credenciamento prévio no site oficial para permitir a entrada do público.
Uma carreata com veículos elétricos movimentou a maior cidade do Brasil no dia 15 de setembro, conhecido como Dia da Mobilidade Elétrica. A iniciativa ocorreu pelo terceiro ano consecutivo em alusão a data, que fez parte da programação do evento Veículo Elétrico Latino-Americano que aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro.
Vale salientar que a carreata contou com aproximadamente 150 veículos movidos a energia elétrica e dos mais variados tipos. Foi possível notar a presença de carros, bicicletas, motocicletas, diciclos, patinetes e automóveis.
É importante salientar que o intuito do Dia da Mobilidade Elétrica é fazer com que a população descubra mais sobre essa alternativa de mobilidade econômica, sustentável e inovador. E não para somente em mobilizar a população!
Isso porque é essencial também chamar a atenção dos órgãos públicos e da iniciativa privada com relação as vantagens oferecidas ao meio ambiente, a economia e a sociedade de modo geral. Tudo porque se trata de abraçar uma frota limpa, silenciosa e eficiente tanto nos grandes centros urbanos quanto no interior do Brasil.
Dia da Mobilidade Elétrica
Desde o ano passado, o setor de mobilidade elétrica tem obtido um crescimento significativo no Brasil. No ano passado, as vendas aumentaram três vezes em comparação com 2016 e devem registrar novo crescimento em 2018.
Isso porque a greve nacional dos caminhoneiros trouxe ainda mais relevância para os veículos elétricos e acelerou iniciativas fundamentais visando a expansão deste setor. Além disso, você não precisa restringir as suas escolhas somente aos modelos automobilísticos.
Hoje em dia, existem opções de diciclos, patinetes, monociclos, bicicletas e alternativas para facilitar o seu deslocamento em pequenas distâncias. Algo que pode otimizar consideravelmente o seu dia a dia nas maiores cidades brasileiras. Confira os modelos comercializados pela Nineway Mobilidade Inteligente!
A frota mundial de veículos elétricos alcançou a marca de 3,2 milhões de unidades no começo deste ano, um crescimento de 55% em comparação ao mesmo período de 2017. Embora ainda exista uma insuficiente de pontos de recarga, o mercado foi impulsionado pela grande demanda na China. Conforme um estudo, a China já possui uma frota de 1,2 milhão de veículos pelas suas ruas.
Mesmo que ainda corresponda a somente 2% dos veículos em circulação, o crescimento desta frota eletrificada nos quatro países que fazem parte doEFTA (European Free Trade Association), a Associação Europeia de Livre Comércio, elevou para 1 milhão o número de elétricos na Europa.
Vale lembrar que essa estatística engloba vários tipos de veículos, carros, vans e outros que podem circular por trechos curtos movidos unicamente pela eletricidade. Uma frota de um milhão de veículos elétricos é algo relevante rumo a eletrificação, além de estar diante com as metas de emissão. No entanto, os especialistas de mercado ainda acreditam que esse movimento não é o bastante.
Cenário no Brasil
Segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a comercialização de carros e veículos elétricos no território nacional equivale somente a 0,05% da frota total. A expectativa é que pule para 0,4 em 2020 e atinja 2,5% em 2026, quando o objetivo é contar com uma frota de cem mil elétricos nas ruas.
Até o momento, a Noruega está a frente em escala mundial com 23% da frota eletrificada. Em segunda posição aparece a Holanda com 10% e fechando o Top 3 está a Suécia com somente 2%. Os dados são da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Quer adquirir algum veículo elétrico para otimizar o seu cotidiano? A Nineway conta com diversos equipamentos para cliente individual ou empresas focadas em monitoramento e vigilância.
Você sabia que o Brasil conta com o maior corredor para veículos elétricos no continente? A cidade de Queluz, com cerca de 11 mil moradores, fica na divisa entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Situada no meio da rodovia Presidente Dutra, esse trecho da BR-116 liga as duas maiores cidades do Brasil e o corredor para veículos elétricos.
Ao todo, são seis postos de atendimentos somente para veículos elétricos ou híbridos. Aqui inicia a estrutura para esse tipo de frota no território nacional. Cada posto fica separado por até 122 quilômetros e essa proximidade nem é a melhor parte.
Maior corredor para veículos elétricos tem reabastecimento gratuito até 2019
Até 2019, o abastecimento no maior corredor para veículos elétricos será totalmente gratuito. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovou recentemente uma regulação específica para o setor de mobilidade elétrica.
Essa determinação oportuniza a livre negociação de valores de recarga entre as empresas. Como é algo muito recente, um grupo de empresas responsável pela região optou por não cobrar nada por até para estimular a utilização dos postos.
O mercado-alvo ainda é limitado. De acordo com o Denatran, há somente sete mil carros e/ou veículos elétricos em circulação no Brasil. Só que esse segmento está em ascensão e apenas no primeiro trimestre de 2018, as vendas aumentaram 60% no país. E é importante salientar que a paralisação dos caminhoneiros e motoristas acabou por colocar o setor novamente em destaque na grande mídia.
Agora, o objetivo é fazer o setor de carros elétricos decolar no Brasil como está decolando no resto do mundo. Pensando nisso, novos investimentos devem ser feitos para ampliar o maior corredor para veículos elétricos. Além disso, novas estações devem ser abertas em outros estados nos próximos meses.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu regulamentação para recarga de veículos elétricos nesta semana. A partir daí, locais como shoppings, postos de combustíveis e distribuidoras, terão a possibilidade de contar com estações de recarga e abrir para clientes.
O objetivo da medida é conceder mais segurança, parâmetros a quem deseje investir no setor e até facilitar o reabastecimento das pessoas que utilizam essas opções de mobilidade inteligente no território nacional.
De acordo com o texto aprovado, a Agência optou por uma “regulamentação mínima” para o setor de recarga de veículos elétricos. Segundo a agência, o objetivo é eliminar barreiras para o desenvolvimento deste mercado. O órgão, aliás, não estabelecerá uma tarifa para o serviço e os preços deverão ser livremente negociados.
A nova legislação vai oportunizar que qualquer empreendedor possa efetuar a atividade de recarga, inclusive para faturamento comercial. Além disso, as novas regras permitem que as distribuidoras de energia elétrica coloquem pontos de recarga no seu espaço de operação.
Vale salientar que a Aneel disponibilizará até 15 de outubro um formulário eletrônico para que os consumidores interessados façam o registro de estações de sua titularidade.
É importante lembrar que o mercado de veículos elétricos está em ascensão em todo o planeta, oferecendo uma opção bem mais sustentável aos combustíveis fosseis. No Brasil, a agência espera que a propulsão elétrica cresça significativamente nos próximos anos.
Nineway oferece veículos elétricos
Caso você esteja em busca de veículos elétricos para seu transporte individual, a Nineway Mobilidade Inteligente disponibiliza monociclos e diciclos elétricos para todo o Brasil. Assim, você pode conhecer as nossas opções aqui e tirar as suas dúvidas com a nossa equipe.
Além de usar um equipamento que não agride o meio ambiente, você não ficará mais preocupado com os aumentos sucessivos dos combustíveis e poderá rodar por ai tranquilamente.
A greve dos caminhoneiros em todo o território nacional atingiu o abastecimento de gasolina e diesel nos postos de combustíveis. Aos poucos, outros serviços básicos também foram comprometidos em todo o Brasil, o que trouxe novamente átona a discussão em torno da mobilidade sustentável.
Veículos de transporte movidos a base de energia elétricas são opções sustentáveis e tecnológicas para melhorar a condição de vida nas cidades e reduzir o caos no trânsito. Isso porque esses equipamentos alternativos são capazes de substituir a combustão.
De acordo com informações do Portal Engeplus, a eletricidade tem uma base muito maior e consolidada de abastecimento, uma vez que a produção é realizada internamente e não depende de valores importantes.
Há um projeto de lei em discussão no Congresso Nacional para iniciar a substituição dos veículos de combustão por elétricos na próxima década. A ideia é eliminar totalmente a frota que emite gases poluentes até 2060.
Economia e preservação ambiental através da mobilidade sustentável
Tratando-se de números reais, um veículo elétrico, como os monociclos e diciclos vendidos pela Nineway Mobilidade Inteligente, pode resultar em uma economia muito maior do que os atuais automóveis movidos com combustíveis tradicionais.
A título de comparação, alguns veículos elétricos já conseguem rodar mais de 100 quilômetros com menos de R$ 4, abaixo da média de preços praticada por um litro de gasolina nos postos de combustíveis do país.
Além disso, a conservação ambiental e a diminuição dos gases poluentes, como o CO², são os principais benefícios gerados ao trocar um carro tradicional por um veículo elétrico. As emissões de um automóvel à combustão são muito superiores e prejudiciais, especialmente, nos principais centros urbanos.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME), André Abelardo Tavares, em entrevista ao Portal Engeplus, se toda a frota nacional fosse trocada por veículos elétricos – como sugere a proposta em discussão em Brasília, a qualidade do ar e de vida nas maiores cidades do Brasil seria muito melhor.
Hoje em dia, a mobilidade urbana é uma questão que afeta a economia de cidades, estados e do país inteiro. Em 2001, a quantidade de veículos no Brasil era de 32 milhões, chegando 93 milhões em 2016. A partir daí, a emissão de poluentes também cresceu significativamente no país. Por isso, a adoção de veículos elétricos virou tema de um projeto de lei no Senado.
Afinal, a frota brasileira deu um salto gigantesco em apenas 15 anos. Assim, o projeto (PLS 454/2017), que visa proibir a fabricação e a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis começou a ser debatido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Como ocorreria a inserção dos veículos elétricos de acordo com a proposta?
Hoje em dia, o setor automobilístico é responsável por 15% das emissões de gazes do efeito estufa no Brasil. A troca dos carros movidos a combustíveis fosseis por veículos elétricos gradativamente proporcionaria uma queda gigantesca nestes índices.
De acordo com a proposta, a frota de carros deveria ser trocada aos poucos. Até 2030, 10% da frota nacional já teria de ser formada por veículos elétricos. Na década seguinte, esse número já deverá ser triplicado, alcançando 90% em 2050.
O objetivo primordial é que até 2060, todos os automóveis circulando nas estradas e rodovias nacionais sejam elétricos e a venda de qualquer veículo movido a combustível fóssil estaria totalmente proibida no país.
Os senadores desejam ouvir as pesquisas e avaliações de especialistas da área antes da votação da proposta. Fica evidente que a troca de carros altamente poluentes por máquinas de última geração, seguras e sustentáveis é apenas uma questão de tempo. Quer dar esse passo? Conheça todos os produtos da Nineway Mobilidade Inteligente!
A tecnologia usada a favor da população. Nos últimos anos, o planejamento de segurança pública no Brasil e no mundo tem se beneficiado com a chegada de novos equipamentos, sistemas de monitoramento em tempo real e ferramentas digitais para aprimorar os seus processos internos.
Aos poucos, a modernidade também foi incorporada ao mercado de vigilância privada, que passou a treinar os seus funcionários para fazer os seus respectivos trabalhos sob um ou duas rodas. Isso porque os veículos elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no trabalho de fiscalização e proteção a população.
Desta maneira, é possível observar seguranças, policiais e agentes de trânsito realizando as suas funções diárias com a ajuda de diciclos elétricos nos mais diferentes estados brasileiros. Deste modo, se torna viável aliar a experiência destes profissionais com a agilidade proporcionada pela tecnologia.
Diciclos elétricos otimizam cotidiano de profissionais de segurança
De maneira geral, os diciclos ou monociclos podem ser usados tanto em espaços ao ar livre quanto em lugares fechados. Isto é, você pode se deparar com um policial fazendo rondas na sua vizinhança sob duas rodas, bem como notar a passagem constante de seguranças em estabelecimentos comerciais nestes aparelhos.
Normalmente, esses equipamentos elétricos são destinados para regiões de grande circulação de pessoas, especialmente, nos locais turísticos, orlas, shoppings, supermercados, teatros, cinemas, espetáculos culturais e também nos parques públicos de centros urbanos.
Em posse de um diciclo elétrico, o profissional bem treinado pode acelerar a sua capacidade de reação ao perceber alguma ação ou pessoa suspeita, adquire uma possibilidade de observação acima da multidão e pode ser facilmente avistado pelas pessoas em uma eventual emergência para prestar o devido socorro.
E, por fim, esse trabalho de inteligência sob uma ou duas rodas não oferece nenhum prejuízo ao meio ambiente. Afinal, esses equipamentos são elétricos e não emitem elemento poluente.
Simpósio discute rotas para a mobilidade elétrica em São Paulo
Em um período de mudança tecnológica com relação aos veículos híbridos e elétricos, o país necessita estabelecer qual será a sua posição a fim de assegurar uma atuação estratégica e de destaque no segmento internacional [...]
Mobilidade elétrica: a nova realidade global
Devido a algumas resoluções internacionais para a redução da comercialização de veículos diesel, com repercussões na elevação das vendas tanto de carros híbridos quanto de carros elétricos em todo o planeta, o Brasil necessita começar [...]
São Paulo recebeu exposição e seminário sobre mobilidade elétrica
O segmento de veículos elétricos obteve um aumento significativo no decorrer do último ano, quando o emplacamento destes carros triplicou em comparação com o ano anterior, pulando de 1.091 para 3.296, segundo dados da Anfavea. [...]
Carreata de veículos elétricos marcou o Dia da Mobilidade Elétrica
Uma carreata com veículos elétricos movimentou a maior cidade do Brasil no dia 15 de setembro, conhecido como Dia da Mobilidade Elétrica. A iniciativa ocorreu pelo terceiro ano consecutivo em alusão a data, que fez [...]
Frota mundial de veículos elétricos aumentou 55% em apenas 12 meses
A frota mundial de veículos elétricos alcançou a marca de 3,2 milhões de unidades no começo deste ano, um crescimento de 55% em comparação ao mesmo período de 2017. Embora ainda exista uma insuficiente de [...]
Brasil tem o maior corredor para veículos elétricos da América Latina
Você sabia que o Brasil conta com o maior corredor para veículos elétricos no continente? A cidade de Queluz, com cerca de 11 mil moradores, fica na divisa entre o Rio de Janeiro e São [...]