Em um período de mudança tecnológica com relação aos veículos híbridos e elétricos, o país necessita estabelecer qual será a sua posição a fim de assegurar uma atuação estratégica e de destaque no segmento internacional da mobilidade elétrica.

Por causa disto, 7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de novembro pode ter uma grande relevância a curto, médio e longo. O encontro será realizado em auditório localizado no mezanino do 30º Salão Internacional do Automóvel.

“Nós iremos gerar inovações que possam ser adotadas em outros continentes ou seremos o mercado consumidor de tecnologias em fase de extinção? Precisamos nos posicionar frente ao novo contexto global, uma vez que montadoras e sistemistas em todo o mundo já definiram as suas estratégias para a mobilidade elétrica”, afirmou Ricardo Takahira, chairperson do simpósio.

Programação do simpósio sobre a mobilidade elétrica

Com o tema “Mobilidade Elétrica: a Nova Realidade Global”, o evento contará com a presença de montadoras, sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, universidades e órgãos do poder público em quatro painéis formados de palestras e debates.

Vale salientar que o painel inicial trata de “Desafios para Implementação e Expansão”, visando mostrar iniciativas para a criação de infraestrutura e aumento de frotas no Brasil. O tema “Políticas da Mobilidade Elétrica no País” ditará os rumos do painel seguinte, que abordará iniciativas focadas em estabelecer bases para elevados investimentos industriais e educacionais, necessários para o desenvolvimento local da mobilidade elétrica.

No dia seguinte, o simpósio sobre mobilidade elétrica contará com o painel “Tendências Tecnológicas dos Veículos Elétricos e Híbridos” irá apresentar os mais recentes desenvolvimentos que tornam os veículos elétricos cada vez mais atrativos nos mercados mundiais. O encerramento ocorrerá com o painel “Motorsport”.

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, concluiu o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.