Jovens empreendedores tem pedido ajuda aos métodos de financiamentos coletivos pela internet, também conhecidos como “crowdfunding”, para poder dar vida aos seus projetos inovadores. Um dos exemplos brasileiros bem sucedidos é o PodCycle, um veículo elétrico elaborado para ser compartilhado em centros urbanos.

Depois de dois de campanha de crowdfunding no site Catarse, o projeto arrecadou aproximadamente R$ 75 para construir o primeiro modelo do PodCycle, quantia acima da meta inicial estipulada em R$ 68 mil. Ao todo, 345 pessoas ajudaram com a campanha de financiamento.

Em posse das doações, os idealizadores do projeto vão ter condições de desenvolver de maneira apropriada a primeira unidade do carro, que já está em andamento.

Em entrevista ao site IDG Now, o engenheiro mecânico e responsável pelo gerenciamento do projeto do PodCycle, Mahatma Marostica, afirmou que é gratificante perceber que os brasileiros estão se interessando cada vez mais por ideias cientificas e novas tecnológicas. Marostica ressaltou que o sucesso do seu projeto pode servir como exemplo para outras iniciativas em setores como meio ambiente e mobilidade urbana.

Inspiração para o projeto

Todo o projeto foi elaborado após anos de trabalho na E3, uma das equipes de competição do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além disso, a iniciativa ganhou mais força depois da participação de alguns dos envolvidos no 1º Fórum de Mobilidade Elétrica Brasil-Ingolstadt, que ocorreu em Joinville, em Santa Catarina, em 2013.

Atualmente, a equipe que projeta o PodCyle está espalhada por todo o planeta, sendo composta por aproximadamente 20 profissionais dos mais variados setores, como engenheiros, cientistas de computação, jornalistas e designers.

Saiba mais sobre o PodCycle no vídeo a seguir: