Hortas, zonas verdes, semáforos e pavimento que gera energia. Esses serão apenas alguns dos itens pertencentes a uma ciclovia coberta de 9 quilômetros no centro de Berlim, capital da Alemanha.

De acordo com o site P3 Público, essa vai ser a primeira ciclovia coberta com um trajeto tão grande na capital alemã. O objetivo é aproveitar uma ciclovia já existente realizando algumas melhorias para estimular as pessoas a se deslocarem de bicicleta. Vale destacar que hoje em dia, Berlim é um dos locais no planeta com maior índice de utilização de bicicletas.

Conheça o projeto Radbahn

A atual faixa não é muito usada em função de diversos problemas. O espaço é utilizado majoritariamente como estacionamento para carros. Tentando mudar essa realidade, o projeto “Radbahn” tem como meta aproveitar a ciclovia, transformando em uma via sustentável e inovadora.

O projeto conta com lugares para recuperar a energia, como, por exemplo, cafés, estações de serviço com assistência técnica, aluguel de bikes, zonas verdes e até mesmo algumas hortas. Todo o percurso ainda receberá semáforos e placas informativas.

Ciclistas vão gerar energia limpa para iluminar a ciclovia

Além disso, a nova faixa terá uma tecnologia experimental. Um dos principais benefícios da nova via será o pavimento inteligente, equipado com um sistema que vai transformar o atrito dos pneus das bicicletas em energia limpa para iluminar todo o percurso e as suas respectivas instalações durante a noite.

Saiba mais detalhes sobre a ciclovia no vídeo a seguir