Não é novidade para ninguém que o Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos em 2016. Inúmeras modalidades esportivas e milhares de atletas vão transformar a Cidade Maravilhosa na capital esportiva do mundo durante a competição. Mas, você sabia que as Olimpíadas podem contar com uma modalidade bastante curiosa em breve? É, existem pessoas que defendem a inclusão do monociclismo como um esporte digno das Olimpíadas.

Benefícios do uso frequente do monociclo

O monociclo é um tipo de transporte individual conhecido pelo uso frequente em atrações artísticas que envolvem a batalha pelo equilíbrio. Como a própria nomenclatura define o monociclo conta com apenas uma roda, onde a pessoa fica acomodada em um banco em uma espécie de garfo e com os dois pés postados nos pedais. Há vários tipos de monociclos e diferentes formas de utilizar essa peça.

O monociclo é muito usado em países do continente europeu, no Japão e nos Estados Unidos por se tratar uma incrível ferramenta de lazer, uma maneira eficiente de treinamento para melhorar a noção de equilíbrio, para aprimorar a coordenação motora, melhorar o condicionamento físico, elevar o nível de concentração, a persistência e ainda uma ótima forma de eliminar as preocupações diárias.

Monociclismo como esporte olímpico?

Por todos esses benéficos para o corpo e a mente, o monociclismo tem ganhado praticantes em todos os cantos do mundo. Além disso, tem sido usado como ferramenta para cobrir grandes distâncias e despertado cada vez mais o interesse das pessoas.

Desta forma, os adeptos dessa modalidade tem se reunido e formado grupos ao redor do planeta. E todo esse destaque resultou na realização de campeonatos nacionais e até mesmo mundiais.

O esporte inovador também ganhou admiradores no Brasil e tem recebido uma cobertura de destaque em diversos veículos de comunicação. Em função de toda essa penetração global, já está em andamento um pedido para aceitação do monociclismo como uma nova modalidade olímpica.

monociclo-esporte