A maior cidade do Brasil vive com o eterno problema do trânsito caótico. Todos os dias, os moradores de São Paulo precisam ter muita paciência para se deslocar de suas residências para os postos de trabalho e de estudo. E uma das possibilidades defendidas para melhorar a mobilidade urbana é investir no fornecimento de um transporte público de qualidade.

Por isso, o novo edital de licitação para contratar o serviço de ônibus em São Paulo nas próximas duas décadas conta com novos itens obrigatórios que garantam mais conforto e acessibilidade aos passageiros. De acordo com informações do portal de notícias da Globo, a Prefeitura abriu o novo edital em outubro e especificou  medidas para as empresas que vencerem o processo. Confira os principais itens:

Wi-Fi

A empresa terá que colocar sistema de wi-fi, pontos de recarga de baterias para celulares e letreiros eletrônicos nos ônibus.

Utilização dos ônibus

Os ônibus não podem possuir tempo de fabricação acima dos dez anos. Sendo assim, a frota apta a prestar os serviços dentro de São Paulo deve ter cinco anos de uso no máximo.

Refrigeração

Qualquer tipo de veículo do sistema de transporte público precisa ter ar-condicionado. O veículo tem que contar com mostrador digital da temperatura interna, com ajuste pré-programado e sem que haja a chance de modificação ao longo do uso diário.

Acessibilidade

Os ônibus devem contar com equipamentos para facilitar o acesso de pessoas com alguma deficiência ou com mobilidade reduzida. Por isso, é obrigatória a presença de rampa de acionamento motorizado ou manual e do sistema de movimentação vertical da suspensão. Quando houver algum impedimento técnico operacional, por exemplo, nos veículos de piso alto, é necessária a colocação da Plataforma Elevatória Veicular.