Os moradores do Morro da Mineira, na zona central do Rio de Janeiro, convivem há algum tempo com algo extremamente inovador: um campo de futebol que age como fonte de sua própria iluminação noturna.
Debaixo do gramado foram colocadas 200 placas de energia cinética, que ligada a painéis de energia solar, posicionadas perto da quadra, permitem que os refletores de luz do campo fiquem iluminados durante a noite. De acordo com informações da Agência Brasil, as placas fornecem energia limpa a partir dos movimentos dos atletas no gramado.
O projeto surgiu por meio de uma parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o Programa Rio + Social, do Instituto Pereira Passos e de uma grande empresa brasileira. Além de contribuir para a descoberta de novos talentos para o futebol nacional, o objetivo do projeto é despertar nas crianças e nos jovens da região o interesse pelo universo da ciência.
Pesquisas indicam que para dar conta da demanda mundial por energia elétrica até a metade deste século será necessário elevar em cerca de 75% o fornecimento de eletricidade. Esse aumento expressivo revela dois grandes desafios: investir em novas fontes de energia limpa e conceder mais estimulo para o surgimento de profissionais para a área de tecnologia no país.
Projeto pioneiro em campo de futebol
O engenheiro que desenvolveu a tecnologia, Laurence Kembll-Cook, disse, em entrevista a Agência Brasil, que a comunidade do Rio de Janeiro foi à primeira em todo o planeta a contar com o uso desse sistema em um campo de futebol.
Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=8AD9hj_K0iw
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.