A capital de Santa Catarina poderá ampliar as suas obras de mobilidade urbana. O Ministério das Cidades assegurou a liberação da primeira parcela de R$ 36 milhão, de uma quantia total R$ 211 milhões repassados pelo Governo Federal para a promoção da mobilidade inteligente na “Ilha da Magia”.

A confirmação do encaminhamento dessa parcela ocorreu durante a visita do ministro Gilberto Kassab a cidade. Representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades viajarão até a capital catarinense para a assinatura da liberação oficial da quantia.

Com a chegada da primeira parcela, a Administração Municipal pretende finalizar as obras complementares de integração dos corredores de obras e de requalificação de estradas que futuramente vão fazer parte do primeiro anel viário de Florianópolis. O próximo objetivo é garantir a aprovação de todos os projetos pela Caixa Econômica Federal e, posteriormente, iniciar o processo de limitação.

De acordo com informações da assessoria do Governo de Santa Catarina, a meta é que as obras iniciam ainda em 2015, com prazo de 36 meses para sua finalização.

Objetivo é estimular o uso do transporte público

Segundo o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, o intuito é estimular a utilização do transporte coletivo e, consequentemente, melhorar o trânsito municipal.

De acordo com levantamento de mobilidade em Florianópolis, o prefeito frisou que 48% dos residentes na Ilha se locomovem de carro e somente 24% optam pelos ônibus. Com as obras e o fornecimento da infraestrutura inteligente e eficiente, o objetivo é dobrar o número de usuários do transporte público.

Vale lembrar que o turismo é uma das bases da economia da capital catarinense e promover a mobilidade inteligente e sustentável também pode ser útil para atrair ainda mais visitantes.