Poder recarregar a bateria do seu carro elétrico de forma rápida é muito bom, mas, poder finalizar a carga com uma despesa menor é ainda melhor. Por causa disso, a Renault Alemanha se uniu a empresa The Mobility House, especialista em mobilidade elétrica. A empresa criou um programa que possibilita a redução do período de recarga em 60 minutos e reduz consideravelmente o valor para o dono do carro.

Para concretizar esse processo, onze pessoas que tem modelos elétricos foram selecionadas para testar, de fato, o novo sistema. A partir da conexão com um terminal na casa dos participantes, o software informa a necessidade de eletricidade a empresa, Mobility House, por meio de um Centro de Dados Global da Renault. Sendo assim, a companhia realiza a recarga do carro de acordo com a despesa da energia elétrica.

Levando em consideração que quanto maior for à exigência, mais elevado é o valor da energia, o monitoramente feito pela central assegura que o veículo não seja recarregado nos horários de picos de consumo.

No momento que a demanda cai, o valor da energia também despenca e o veículo pode ser recarregado por um valor inferior e mais rapidamente, conforme informações do site Planet Carsz.

Redes elétricas inteligentes

Essa é somente a primeira fase do aperfeiçoamento das redes elétricas inteligentes, também conhecidas como Smart Grids. As empresas ainda estão trabalhando em alternativas para diminuir a despesa da recarga, disponibilizando uma chance aos donos dos veículos de lucrar por meio da produção de eletricidade para o abastecimento da rede elétrica.

Em função do desenvolvimento da matriz energética dos países, a pegada de carbono do dono de carro elétrico tende a cair muito com o passar do tempo. Em escala mundial, mais da metade das novas instalações para geração de eletricidade usam energias renováveis.