A quantidade de carros elétricos no Brasil ainda é muito pequena, apesar dos incentivos fiscais e dos benefícios trazidos ao meio ambiente.

De acordo com informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país conta com uma frota de três mil carros hoje em dia.Mas, esse tipo de veículo elétrico é cada vez mais frequente em nações como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Japão.

No entanto, uma das grandes complicações desse tipo de transporte é o momento de recarregar as baterias, especialmente pela distancia entre uma estação de recarga e outro, além disso, esses carros levam um certo tempo para poderem rodar novamente.

Rodovias ainda estão em analise.

Analisando essas situações, a organização a organização Highways England desenvolveu um projeto para criar uma tecnologia com a capacidade de possibilitar que donos de carros elétricos não tenham a necessidade de parar para fazer a recarga de seus veículos.

Para que esse plano seja bem sucedido, os carros deveriam receber um equipamento com sistema wireless e passariam a andar em estradas produzidas de maneira diferenciadas.

Nessas rodovias, existiriam cabos elétricos enterrados sob a estrada com o intuito de criar alguns campos eletromagnéticos, que seriam absorvidos por um peça no interior do veículo elétrico e revertido em eletricidade, no combustível necessário para rodar indefinidamente.

Projeto vai passar por teste de um ano e meio antes de ser expandido

De acordo com informações publicadas no Portal Terra, essa nova tecnologia será instalada em uma fase de teste de 18 meses. Após o fim desse prazo, será analisada a necessidade de avanço da iniciativa para as estradas públicas da Inglaterra.

Vale lembrar que esse mesmo sistema já foi implantado com sucesso

na cidade Gumi, da Coreia do Sul, e possibilitava que ônibus especiais fossem recarregados ao longo de um circuito de 12 quilômetros.

Rodovia-eletrica