Enquanto as grandes fabricantes ainda custam para lançar carros elétricos tão capazes quanto as versões com gasolina e com um preço relativamente acessível, os chineses parecem já ter dominado completamente essa formula.
De acordo com matéria do Jornal O Globo, as indústrias chinesas tem se especializado em desenvolver veículos elétricos pequenos, simples e muito baratos, mas, sem a intenção de se comparar com os carros tradicionais.
Esses veículos tem sido chamados de elétricos de baixa velocidade, uma verdadeira transformação que está se multiplicando no país oriental em função de inúmeros pequenos fabricantes.
Somente em 2014, aproximadamente 400 mil elétricos dessa classe econômica foram comercializados no país, ao passo que somente 84 mil carros elétricos tradicionais ou hídricos foram vendidos no mesmo período.
Características dos veículos elétricos de baixa velocidade
Utilizados em municípios do interior, esse tipo de mobilidade eco-sustentável possui um inconveniente: é impedido de ser colocado em rodovias. Normalmente, esses carros contam com pouco espaço, baterias de chumbo comuns, motores elétricos de 5,4 cavalos e uma velocidade máximo que chega apenas aos 6 0 km/h. Além disso, muitos modelos não possuem airbags e o estilo é bastante semelhante aos carros ocidentais.
No entanto, a grande vantagem desses elétricos de baixa velocidade é o valor. Há a possibilidade de encontrar opções com preços na faixa dos 12 mil yuans, cerca de 6 mil reais. O carrinho tem quatro portas e quatro lugares, medindo 2,60 de ponta a ponta.
Porém, o que de fato importa nesse tipo de veículo elétrico é que cumpre definidamente com suas obrigações. Um motor simples possibilita atingir a velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e andar por mais de 100 quilômetros sem ter a necessidade de parar para recarregar e sem soltar nenhum gás poluente no ar.
Em um país em que a taxa de poluição é altíssima, esse tipo de transporte individual pode ser realmente uma excelente alternativa.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.