O trânsito caótico é um dos principais problemas nas maiores cidades do mundo. Justamente pela elevada quantidade de carros nas estradas e à emissão de gases tóxicos, os moradores da cidade de Paris tem sofrido nos últimos dias com um pico de poluição.

Nesta terça-feira, dia 3 de novembro, o governo francês deve decretar a restrição ao uso de metade da frota de automóveis em Paris, conforme o número da placa, de acordo com informações do portal de notícias da Globo, o G1.

Medidas urgentes

A ministra francesa de Ecologia, Ségolène Royal, solicitou o fechamento de estradas da capital do país para os caminhões e a diminuição da velocidade máxima, além da restrição de 50% da frota de carros.

A Administração Pariense também aconselhou que as pessoas mais sensíveis, como as mulheres gestantes, as crianças, os idosos e as pessoas que sofrem com a asma a não realizar nenhuma atividade física e deslocamentos ao ar livre.

O governo também solicitou aos motoristas que deixem os carros em casa e usem dentro do possível os meios de transporte coletivos.

Situação parecida foi registrada em março deste ano

O Governo da França já havia realizado o mesmo rodízio de veículos na capital no mês de mês, impedindo a circulação de carros com placas de final par em função de um outro caso grave de poluição.

Vale lembrar que Paris será sede a partir do dia 30 de novembro da Cúpula do Clima (COP21), onde a França tem o objetivo de elaborar um acordo para a diminuição das emissões de gases poluentes no planeta e também de discutir alternativas para promover a mobilidade inteligente e sustentável nos centros urbanos.