Entre essa segunda-feira até quarta-feira, a cidade de Milão, na Itália, suspendeu o transito de automóveis numa tentativa de diminuir os elevados índices de poluição, enquanto outras localidades preferiram normas para promover a utilização do transporte público.
De acordo com matéria do Portal Terra, a Prefeitura de Milão informou que o tráfego está proibido entre às 10 horas até às 16 horas do horário local, com liberação apenas para táxis e carros compartilhados. Já o transporte público não pode ultrapassar os 30 km/h.
Essa suspensão também foi acompanhada por outras onze cidades da região e o presidente pretende realizar uma reunião para elaborar um plano emergencial para controlar a situação.
Vale lembrar que Milão é um dos polos industriais da Itália e superou em 97 dias deste ano as taxas de poluição permitidas, enquanto o máximo estabelecido na legislação local é de apenas 35 dias por ano.
Já Roma instalou um sistema de rodízio de carros e planeja intensificar a utilização do transporte público. Desta forma, a passagem nos próximos dias vai custar pouco mais de um euro.
Conferência do Clima em Paris estipula metas mundiais
No fim deste ano, representantes de dezenas de nações se reuniram na Conferência do Clima de Paris e conseguiram aprovar o Acordo de Paris. Este é o primeiro tratado internacional sobre clima de caráter universal, no qual todos os seus signatários possuirão compromissos de redução de emissões a partir de 2020, num esforço mundial para limitar o aquecimento global bem abaixo dos 2 graus Celsius neste século, preferencialmente em 1,5 grau Celsius.
Meios de transportes alternativos são apostas para frear poluição
Fica evidente que em todos os cantos do mundo, o desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana e crescimento sustentável passam pela adoção de transportes alternativos e também pela oferta de transporte público de qualidade para a população. Desta forma, se você está pensando em fugir dos engarrafamentos e fazer a sua parte em prol do meio ambiente em 2016, a saída pode ser percorrer trajetos curtos com diciclos ou monociclos elétricos.
Com autonomia considerável e baterias elétricas, todos os veículos da marca Ninebot são sustentáveis e garantem um deslocamento rápido e ágil, especialmente, nos grandes centros urbanos. Além disso, os aparelhos são leves e compactados, podendo ser carregados ou colocados dentro de uma mala e/ou mochila para um trajeto mais longo dentro de ônibus, metro e trem.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.