O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia de Portugal, Jorge Moreira da Silva lançou o programa U-bike Portugal, recentemente, voltado para os estudantes universitários. Na ocasião, o político frisou a importância do governo português investir pesadamente em estratégias de mobilidade sustentável para diminuir a dependência energética.
O lançamento oficial do programa U-bike ocorreu na mesma época da abertura do primeiro alerta do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO-SEUR), e tem como objetivo o incentivo do uso de bicicletas elétricas ou tradicionais nas regiões universitários por meio de um sistema de aluguel a longo prazo.
De acordo o pronunciamento do ministro, o programa vai garantir a chegada de milhares de bikes no universo acadêmico. Além disso, Silva ainda reassaltou as políticas públicas de mobilidade sustentável, que incluem a facilitação na aquisição de carros elétricos, cuja compra triplicou em 2015, e citou ainda o programa Eco-mobe, que vai adicionar cerca de 1200 viaturas elétricas à frota pública.
Portugal se destaca na área de produção de veículos elétricos
Jorge Moreira da Silva lembrou também da qualidade do setor de duas rodas em Portugal, que hoje em dia exporta aproximadamente 300 milhões de euros de tecnologia ligada às bicicletas, se tornando o terceiro maior produtor de toda a Europa, segundo informações do site País ao Minuto.
Em função do sucesso dessa área, o ministro deixou claro que o governo de Portugal pretende continuar com a estratégia de maior independência energética para criar iniciativas destinadas a mobilidade elétrica, setor no qual o país tem grande capacidade, recursos e tecnologia para se transformar em uma referencia mundial.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.