O Tokyo Motor Show serve como referencia para exibição de tecnologias e para as tendências em duas ou quatro rodas. Neste ano, o evento chegou a sua 44ª edição e ocorre até o dia 8 de novembro.
As fabricantes mais importantes de motocicletas demonstraram como as motos podem ser nos próximos anos e, que podem ser úteis para garantir a mobilidade dos grandes centros mundiais.
Honda
A Honda apresentou a EV-Cub focada na mobilidade urbana, que utiliza uma bateria recarregável e carregada em uma tomada.
Além disso, a empresa também mostrou o Neowing de três rodas que se inclinam nas curvas, o que concede ao piloto a sensação similar de estar em uma moto. Além disso, o modelo faz uso de propulsão hibrida.
Já o modelo Supersport conta com equipamentos esportivos como a suspensão dianteira invertida, pinças de fixação radial e sistema de escape esportivo Akrapovic.
Outro destaque da Honda foi a remodelagem da linha X, composta por CB 500X, NC 750X e a VFR 1200X, que passaram a ter um visual mais ousado e receberam melhorias, como as suspensões ajustáveis.
Suzuki
A Suzuki chamou a atenção por causa do tema “Os Próximos 100 Anos”. A empresa aposta no Hustler Scoot para atrair pessoas de bom poder aquisitivos e a camada mais jovem da população urbana. A scooter conta com uma mala, que pode ser encaixada na plataforma.
A esportiva GSX-Concept exibe a tendência da linha da Suzuki para o futuro. Mas, a grande aposta da companhia não tem nem rodas: o motor bicilíndrico turbo, denominado EX7. O projeto futurista tem 600cc e poderá fazer parte de uma moto média nos próximos anos.
Kawasaki
A Kawasaki também começa a mostrar interesse em motores superalimentados. O Balance Supercharged Engine tem o intuito de oferecer alto desempenho com economia de combustível e baixa emissão de poluentes. No evento, a empresa apresentou um esboço do projeto, que recebeu o nome de SC 01 Spirit Charger.
Yamaha
A Yamaha mostrou um carro esportivo, o Sports Ride Concept, que conta com um chassi tubular rígido e painéis, lembrando bastante os modelos utilizados na Fórmula 1. A ideia é diminuir a distancia do carro para a moto.
De acordo com o site Moto.Com.Br, a principal surpresa da companhia foi o modelo inicial do Motobot, um robô motociclista. O modelo une as tecnologias de motos e a robótica da empresa. A ideia é que o Motobot tenha a capacidade de acelerar uma moto a mais de 200 km/h na pista.
Além disso, a Yamaha também apresentou um triciclo, o MWT-9, com rodas que inclinam. O modelo tem o estilo visual e o motor da MT-09. Além disso, o objetivo é tornar o triciclo um verdadeiro “monstro nas curvas”.
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