A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu regulamentação para recarga de veículos elétricos nesta semana. A partir daí, locais como shoppings, postos de combustíveis e distribuidoras, terão a possibilidade de contar com estações de recarga e abrir para clientes.

O objetivo da medida é conceder mais segurança, parâmetros a quem deseje investir no setor e até facilitar o reabastecimento das pessoas que utilizam essas opções de mobilidade inteligente no território nacional.

De acordo com o texto aprovado, a Agência optou por uma “regulamentação mínima” para o setor de recarga de veículos elétricos. Segundo a agência, o objetivo é eliminar barreiras para o desenvolvimento deste mercado. O órgão, aliás, não estabelecerá uma tarifa para o serviço e os preços deverão ser livremente negociados.

A nova legislação vai oportunizar que qualquer empreendedor possa efetuar a atividade de recarga, inclusive para faturamento comercial. Além disso, as novas regras permitem que as distribuidoras de energia elétrica coloquem pontos de recarga no seu espaço de operação.

Vale salientar que a Aneel disponibilizará até 15 de outubro um formulário eletrônico para que os consumidores interessados façam o registro de estações de sua titularidade.

É importante lembrar que o mercado de veículos elétricos está em ascensão em todo o planeta, oferecendo uma opção bem mais sustentável aos combustíveis fosseis. No Brasil, a agência espera que a propulsão elétrica cresça significativamente nos próximos anos.

Nineway oferece veículos elétricos

Caso você esteja em busca de veículos elétricos para seu transporte individual, a Nineway Mobilidade Inteligente disponibiliza monociclos e diciclos elétricos para todo o Brasil. Assim, você pode conhecer as nossas opções aqui e tirar as suas dúvidas com a nossa equipe.

Além de usar um equipamento que não agride o meio ambiente, você não ficará mais preocupado com os aumentos sucessivos dos combustíveis e poderá rodar por ai tranquilamente.