O incentivo ao uso de meios de transporte inteligentes, especialmente, transporte coletivo, a caminhada e o uso da bicicleta, é fundamental para a construção de um trânsito mais seguro e sustentável em todo o planeta. Esse é o conceito aderido por mais de 130 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que participaram da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito.
Conhecida como “Declaração de Brasília”, o acordo prevê a mudança do debate sobre o trânsito em todo o mundo, de acordo com informações do site Portal Vermelho.
As mortes e lesões no trânsito se tratam de uma equidade social, já que as pessoas menos favorecidas economicamente também representam a maioria dos usuários vulneráveis das vias, ou seja, motociclistas, ciclistas e pedestres.
A Declaração de Brasília prioriza a garantia de segurança para pedestres, ciclistas e motociclistas, sendo o primeiro acordo internacional a destacar o transporte coletivo como maneira de melhorar a segurança no trânsito.
Os países também se comprometeram, no que se refere a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, diminuir em 50%, até o ano de 2020, as mortes provocadas por acidentes no trânsito.
Ações propostas pela Declaração de Brasília
Entre as propostas da Declaração de Brasília constam a implantação de políticas e normas destinadas à proteção de pedestres e a mobilidade para os ciclistas através da construção de ciclovias, calçadas, iluminação apropriada, sinalização e radares com câmeras.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.